Faculdade de Educação - UFMG
Biblioteca
Professora Alaíde Lisboa de Oliveira

 
   

Trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de
Formação Intercultural de Educadores Indígenas - FIEI

Ano 2013

   

ANJOS, Gilmar da Conceição dos. As cantigas de roda e outras brincadeiras: o brincar de antigamente na aldeia Pataxó de Barra Velha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

BRAZ, Aurenilson da Conceição. A escola indígena Pataxó na aldeia de Barra Velha: uma história contada por quem participou de sua construção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

CONCEIÇÃO, Ronaldo Alves da. Professores e direitos indígenas na escola Pataxó Bacumuxá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

CORRÊA, Célia Nunes. Quando pinta o corpo, pinta o espírito: a pintura corporal e a espiritualidade entre os Xakriabá de São João das Missões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

CORRÊA, Edgar Nunes. Histórias dos caçadores e da caça: uma forma de compreender a cosmologia Xakriabá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

CRUZ, Fernanda Gonçalves de Oliveira da. A proposta do método indutivo intercultural e do calendário sociocultural nas escolas Xakriabá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

CUNHA, Vera Lúcia Fernandes. A usina de Belo Monte: os impactos socioambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

FRANCO, Adriana Oliveira Silva; RIBEIRO, Maria Aparecida Fiuza de Oliveira. Conhecendo as mulheres guerreiras Xacriabá da aldeia Barreiro Preto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

MOTA, João da Conceição Ferreira. A escola indígena Xakriabá: suas histórias e seu crescimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Costa de. Fontes para o estudo sobre o massacre do “Fogo de 51”: mais uma história da resistência Pataxó. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

OLIVEIRA, Maria Tatiana Silva; VIEIRA, Vanúzia Bonfim. A aldeia mãe Barra Velha e as mães da aldeia = Ie PataxilmamakãArahuna áMakiame ugieplmamakãpupãPataxi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

PIMENTA, Elisiane Fernandes; OLIVEIRA, Marinete Pereira. Remédios caseiros de nossa região. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

PIMENTA, Lucima Souza Lopes. A arte do barro: cerâmicas e ceramistas Xakriabá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

PRIMO, Elisabeth Ângela de Azevedo. Do oral ao compartilhamento digital: a apropriação da internet pelo indígena brasileiro: os Guarani Kaiowá no facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SANTANA, Romário Braz. Práticas de sustentabilidade e gestão territorial na terra indígena Barra Velha: um estudo do mangue. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SANTOS, Genival Conceição dos. O conhecimento tradicional Pataxó sobre as plantas medicinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SANTOS, Kaiones Braz dos. Patrimônios materiais e imateriais da aldeia indígena Pataxó de Barra Velha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SOUZA, Ana Oliveira de. A influência da lua no calendário do povo Xakriabá -- Rancharia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SOUZA, Cléia Batista de; OLIVEIRA, Dolores Santana de; ALMEIDA, Ramone Rodrigues de. Alimentação tradicional Xacriabá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

SOUZA, Donizete Barbosa de. Usos de documentos de identificação indígena entre os Xakriabá de São João das Missões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.

    <Voltar>
UFMG - FAE - Biblioteca
Avenida Antonio Carlos, 6627 - Pampulha - Cep: 31270-901 - MG - Brasil
55(31) 3409 6140 - 55(31) 3409-5301
E-mail: biblio@fae.ufmg.br