Faculdade de Educação - UFMG
Biblioteca
Professora Alaíde Lisboa de Oliveira

 
   

Trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de
Formação Intercultural de Educadores Indígenas - FIEI

Ano 2014

   

ALMEIDA, Eulico de Souza. Modo de fazer e usar a zabumba Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

BARBOSA, Jair Cavalcante. O umbu e o mamãozinho do mato: as folhas, os frutos, a casca e a raiz: conhecimentos do povo Xakriabá da aldeia Brejo Mata Fome. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

BONFIM, Ariema Braz. A reserva da Jaqueira como espaço de aprendizagem e a escola como espaço da reserva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

CARNEIRO, Rosangela de Araújo; SILVA, Rosemere Gonçalves da; SANTOS, Rosilene Gonçalves dos. Frutos do tabuleiro do povo Xakriabá aldeia Sumaré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

CONCEIÇÃO, Givaldo Franca da. As práticas de medidas tradicionais na agricultura do povo Pataxó da aldeia Barra Velha: um olhar etnomatemático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

CRUZ, Jose Carlos Nunes da; SANTOS, Jusnei de Souza; RIBEIRO, Vanessa Nunes. Diagnóstico preliminar da produção de lixo no território indígena Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

FERREIRA, Ivonete Alves. As formas geométricas presentes nos trançados e nas pinturas Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

MARCELINO, Dirauira Santos; MARCELINO, Dirauy Santos. Mobilidade e circulação de pessoas coisas e bens: configurando o espaço físico da aldeia Barra Velha e seu entorno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

MOTA, Silvia Helena da. Os caminhos das escolas indígenas Xakriabá na gestão dos recursos financeiros da caixa escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

NASCIMENTO, Akerlan Santos. A musicalidade Pataxó: a música e os cânticos sagrados na aldeia Barra Velha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

OLIVEIRA, Dario Lopo de; CORREA, Ranilson da Silva. Os tipos e os usos da água no território indígena Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

OLIVEIRA, Júlio Cesar Lopes de. História oral e problemáticas ambientais da lagoa de Rancharia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

PIMENTA, Sandra Fernandes. Modos de construções Xakriabá aldeias Barreiro e Caatinguinha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

PINHEIRO, Alex Ferreira; NASCIMENTO, Clécia Santos. História de luta de algumas lideranças Pataxó de Barra Velha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

PINTO, Eva Ferreira. Novos e antigos dedos: bordados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SANTOS, Everton Braz dos. Os artesanatos de sementes da aldeia Barra Velha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SANTOS, Gilson Alves dos; LOPES, Laerson Souza. A introdução de novas tecnologias no território Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SANTOS, Inaia Braz dos. Experiências do parto tradicional na aldeia Pataxó Barra: saberes de velhas parteiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SILVA, Elizamar Gomes da; PINHEIRO, Vanessa Seixas. O uso de meios tecnológicos em sala de aula pelos professores indígenas Xakriabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SOUZA, Elma Marcos de Almeida; RIBEIRO, Vera Fernandes. Brincadeiras Xacriabá da aldeia Prata. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

SOUZA, Santilia Ferreira de. Cerâmica Xakriabá na aldeia Prata. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)–Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Habilitação em Matemática.

    <Voltar>
UFMG - FAE - Biblioteca
Avenida Antonio Carlos, 6627 - Pampulha - Cep: 31270-901 - MG - Brasil
55(31) 3409 6140 - 55(31) 3409-5301
E-mail: biblio@fae.ufmg.br