SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues
da; CARVALHO, Levindo Diniz.
Infância e pandemia na
região metropolitana de Belo Horizonte [recurso
eletrônico] : primeiras análises. Belo Horizonte: UFMG/FaE/NEPEI,
2021. 91 p. ISBN 978-65-88446-06-5.
Sinopse:
Este relatório, de caráter descritivo e analítico,
é um exercício inicial de análise dos dados
da pesquisa "Infância em tempos de pandemia: experiências
de crianças da Grande Belo Horizonte". A pesquisa buscou
compreender as formas pelas quais as crianças vivenciam a
pandemia da COVID-19 por meio da análise das experiências
e dos sentimentos despertados em crianças de 8 a 12 anos
que tiveram suas rotinas alteradas nesse contexto. Para tanto foi
elaborado um questionário online que ficou disponível
no período de 11 de junho a 15 de julho de 2020. Participaram
da pesquisa 2021 crianças moradoras da cidade de Belo Horizonte
e de 32 municípios da região metropolitana.
Esclarecemos que, considerando a premência do debate e a dimensão
da urgência, neste documento são apresentadas análises
preliminares, com o objetivo de tornar público parte dos
resultados do processo de escuta das crianças que foi desenvolvido
nos últimos oito meses. Esta é uma forma de dar ágil
visibilidade às vozes das crianças e explicitarmos,
ainda no contexto da pandemia, seus pontos de vista e condições
de vida.
O relatório está organizado em três partes:
Introdução, Resultados e Discussão, seguidas
de Considerações Finais. Na Introdução,
são situadas as motivações, são explicitados
os objetivos e os referenciais teóricos e é descrito
o percurso metodológico do trabalho. Em Resultados e Discussão,
são apresentadas informações sobre o perfil
das crianças participantes, suas rotinas, emoções,
preocupações e seus sentimentos, bem como aspectos
de suas relações com a família e com a escola.
Nas Considerações Finais, apontamos elementos que
indicam a necessidade de uma compreensão ampla da realidade
das infâncias, que articule os pontos de vista das crianças
e suas experiências sociais às dimensões econômicas,
sociais, raciais, territoriais e de gênero. Nessa parte final
do relatório, são apresentados aspectos que podem
subsidiar decisões relativas ao acolhimento e atendimento
de crianças nas escolas e nas diferentes políticas
públicas a elas destinadas